Quais as principais modalidades de crédito para as empresas

Quer abrir uma empresa ou expandir seus negócios e não tem capital? Conheça alternativas de crédito que vão te ajudar nesse processo!

Ter acesso a um capital, principalmente quando falamos em ACI (aporte de capital internacional, é um grande desafio para qualquer empresário.  Segundo dados dos Indicadores de Demanda por Crédito, levantados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), cerca de 34% dos micro e pequenos empresários sofrem para encontrar linhas de crédito. Isso acontece por conta do excesso de burocracia, das exigências dos bancos e também das altas taxas de juros.

Porém, mesmo com todas essas dificuldades, o cenário está mudando e de forma positiva, pois muitas iniciativas estão surgindo para impulsionar e facilitar o ganho de crédito nas organizações. 

O assunto pode parecer complexo, mas não se preocupe! Para te ajudar a compreender mais sobre o assunto, fizemos este artigo com as principais modalidades de crédito para as empresas. Mas antes, vamos entender o que é uma linha de crédito? 

O que são linhas de crédito?

As linhas de crédito nada mais são do que recursos monetários oferecidos por bancos ou financeiras via empréstimo ou financiamento e podem ser solicitados tanto para pessoas jurídicas quanto pessoas físicas. 

Vamos exemplificar para facilitar o entendimento. Provavelmente você utiliza cartão de crédito, certo? As linhas de crédito funcionam de forma semelhante. Isso quer dizer que você pode pegar um crédito em uma instituição financeira e utilizar como achar melhor. Após pagar esse valor ele retornará para o seu limite e poderá ser solicitado novamente.

Todos podem fazer a solicitação de linhas de crédito. Entretanto, é muito importante saber qual é o objetivo a ser alcançado, afinal, existem linhas específicas que podem ser utilizadas para diversos fins. Mas, vamos falar sobre as principais dela a seguir. 

Tipos de linha de crédito 

  1. Financiamentos: O financiamento é um crédito cedido com uma finalidade específica e definida através de um contrato.  As condições dessa linha de crédito não são fixas e variam de acordo com o agente financeiro. Entretanto, elas podem chegar de 80% a 100% do bem e o prazo de pagamento é de até 60 meses. Esse tipo de crédito pode ser contratado diretamente através de bancos e agentes financeiros especializados, sendo por empresários de grande a pequeno porte. As taxas de juros mensais variam entre 2% e 7% ao mês. 
  1. Crédito para capital de giro: Essa linha de crédito é responsável por atender várias necessidades do fluxo de caixa das empresas, como por exemplo o pagamento de salários, fornecedores e aluguel. O pagamento pode ser feito bimestral, semestral ou integral após o fim do contrato. O parcelamento, geralmente, é de 12 meses e por isso, é indicado para demandas de curto prazo.  É possível contratar o crédito diretamente na instituição financeira na qual a empresa possui conta corrente ou em empresas especializadas em crédito empresarial. 
  1. Cooperativas de crédito: As cooperativas de crédito tem o objetivo de promover o desenvolvimento regional por meio do próprio interesse da comunidade. Elas possuem isenção de tributação como o CSLL e o PIS, pois são uma organização sem fins lucrativos. Para conseguir essa linha de crédito é preciso fazer parte da cooperativa, comprar uma cota e participar das decisões em assembleias como sócio.
  1. Empréstimo com garantia: Nessa linha de crédito o interessado apresenta um bem à instituição financeira como garantia do pagamento das parcelas, pode ser um veículo e até mesmo um imóvel. Oferecer uma garantia como pagamento, além de diminuir as chances de inadimplência, oferece juros mais baixos e prazos mais longos para o pagamento. 
  1. Antecipação de recebíveis: A antecipação permite que a empresa receba os lucros de forma antecipada. Esse processo é mais simples e conta com menos burocracias. Como esse crédito antecipa os pagamentos que a empresa já vai receber, os pagamentos em questão funcionam como uma garantia, o que se reflete em juros mais baixos e em um crédito mais barato e acessível. Essa opção de crédito é indicada para curto prazo. 
  1. Aporte de capital internacional: Uma excelente opção para alavancar o crescimento de uma empresa é a busca por um aporte de capital internacional. Essa modalidade envolve obter empréstimos em fundos e bancos internacionais EUA e UE e promover o crescimento do seu negócio. 

Mas, por que buscar investimento no exterior?

A grande vantagem do ACI é não depender de bancos com juros altos e empréstimos para abrir ou expandir empresas, além de ganhar um grande destaque da concorrência por contar com um investidor internacional. Mas não para por aí! O investimento estrangeiro permite uma troca de conhecimentos entre o empreendedor brasileiro e o investidor de outro país. Isso aumenta a credibilidade e a expertise do seu negócio.

Além disso, ao contar com o aporte de capital do exterior, o empreendedor e sua empresa ganham um grande destaque da concorrência por contar com um investidor internacional. Pensando em todos os benefícios que o aporte de capital internacional pode oferecer para uma organização, a Inteligência Comercial é responsável pela estruturação de negócios e conta com uma série de serviços e estratégias exclusivas para atender com excelência, com:

  • Internacionalização de empresas para processos de ACI;
  • Consultoria para estruturação de projetos (metodologia CODI);
  • Constituição de instrumentos financeiros (SBLC ou Bonds);
  • Estruturação de garantias bancárias e imobiliárias para ACI;
  • Serviços especializados na área financeira. 

E se você se interessou e quer saber sobre essa linha de crédito e sobre a Inteligência Comercial, entre em contato conosco!

Gostou deste conteúdo? Assine a nossa newsletter, fique por dentro do blog da Inteligência Comercial e transforme o seu negócio! 

permite uma troca de conhecimentos entre o empreendedor brasileiro e o investidor de outro país. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.