Hedge Cambial em Aporte de Capital Internacional

Conteúdo

Proteger investimentos e ter segurança nas transações são pontos fundamentais para qualquer pessoa que deseja fazer investimentos . Por isso, é muito importante conhecer algumas estratégias que podem te levar para esse caminho. O hedge cambial é uma delas.

Mas, você sabe o que é hedge cambial?

Hedge cambial é um conjunto de instrumentos e estratégias responsáveis por proteger o valor de um ativo diante da possibilidade dele sofrer alterações futuras.

Desenvolvido no século XIX com intuito objetivo de proteger operações de commodities. Naquela época havia uma grande preocupação  de compra e venda de commodity e a imprevisibilidade de custos e vendas se preocupava em criar um mecanismo de capital de cobertura ou proteção. 

Hoje no mercado financeiro, falamos em hedge cambial, e ele é utilizado quando um cliente tem uma estrutura em que ele precisa compensar através de variações do ativo, nesse caso, o recurso aportado. 

Precisamos falar que não é obrigatório contar com Hedge Cambial para operações internacionais. Mas, você sabe por que? 

Quando um cliente cria uma estrutura coparticipada ele tem a capacidade de fazer uma poupança em dólar e euro. 

O fundo contratualiza com a empresa coparticipada do cliente, que faz um mútuo com a sua empresa brasileira, remete o recurso pela 4131 (livre de tributação do capital principal) e essa empresa aplica no seu business, seja plantações, estrutura de processamento de produtos, ou o que for. 

Como a empresa do cliente já existe um contrato firmado e acondicionado com o fundo, imaginamos que essa operação hard lander dá em torno de 5 anos de carência. Ou seja, ele tem 5 anos para devolver o capital.

Vamos imaginar que o investimento do cliente no Brasil tenha um payback de 4 anos, ou seja, entre investir e retornar o recurso seja 4 anos. Portanto, um ano antes do término do contrato final. Quando ele mandar esse recurso pro Brasil em transite único ou programado, o investimento é feito no seu negócio e ao retorno. 

Todo cliente deve ter 2 responsabilidades objetivas:

1º- Deve ser dotado de uma engenharia brasileira poderosa. Por isso, é importante ter um bom planejamento do recurso que está aportando à nível internacional;

– Precisa minimamente controlar seus gastos, porque a empresa que é dele e que contratualizou usando a garantia terá que devolver esse capital. 

Mas, como controlar esses gastos? 

Todos os ganhos oriundos não podem ser enviados para outros empreendimentos, ele precisa devolver e deixar uma poupança em moeda forte. Se o payback é de 4 anos, 1 ano antes de ter que devolver o capital para o fundo já terá 100% do crédito em conta?

Seguindo um planejamento financeiro e controlando os gastos que o capital estará guardado, além de poder usar esse capital para outros investimentos caso desde que não corra riscos na data de devolução do contrato. 

Se o cliente quiser fazer o Hedge Cambial, ele pode fazer. Porém, através da visão de internacionalizar empresa para fins de crédito, o Hedge está no controle do fluxo em dólar pra real ou euro para real e real para dólar e euro, sendo que as 2 empresas são 

do mesmo cliente, você controla seu Hedge Cambial. 

Todo cliente que deseja ter sua independência financeira a nível internacional precisa ter a responsabilidade de captar recursos e aplicar no que foi originado a demanda de crédito.

Quer saber mais sobre Hedge Cambial e aporte de capital internacional? Fale conosco! 

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × quatro =

Posts recomendados

Real é a 6ª moeda mais desvalorizada no mundo em 2024: e agora?

Real é a 6ª moeda mais desvalorizada no mundo em 2024: e agora?

O real brasileiro registrou a sexta maior desvalorização global em relação ao dólar em 2024, com uma queda de 11%. Esse desempenho negativo só foi superado pelas moedas da Nigéria (-42,1%), Egito (-35,2%), Sudão do Sul (-31,5%), Gana (-20,9%) e Japão (-11,3%). O levantamento foi conduzido pelo economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini, a pedido do Poder360.

CONTINUAR LENDO »

A Inteligência Comercial é a representante exclusiva da Savel Capital Partners no Brasil, para operações de crédito.

Savel Capital Partners é a única representante do Kennedy Funding Financial para o Brasil.

Savel capital partners