SBLC em Operação de Crédito Internacional

Conteúdo

(SBLC) A obtenção de uma Carta de Crédito Standby (SBLC) é semelhante à obtenção de um empréstimo comercial, embora com algumas diferenças importantes. Como acontece com qualquer empréstimo comercial, você precisará fornecer prova de sua capacidade de crédito ao banco. Ao contrário de um empréstimo, o processo de aprovação de um SBLC é muito mais rápido, com cartas geralmente sendo emitidas dentro de uma semana após o envio de toda a papelada. Para proprietários de pequenas empresas, a carta de crédito standby pode ser uma ferramenta poderosa para estabelecer confiança com fornecedores e vendedores.A SBLC (Stand By Letter Credit), conhecida como linha de crédito, quando emitida pelo banco, tem como respaldo diretamente o patrimônio líquido desse banco, ou seja, o banco para emitir uma carta de crédito ele precisa aceitar o perfil de risco desse cliente, aceitar os colaterais que esse cliente tem e então o banco emitirá essa carta com um sistema financeiro, geralmente contra um banco monetizador ou numa empresa que vai fornecer alguma coisa para este cliente que deseja utilizar a SBLC e se coloca diretamente como responsável da transação

Por isso, não é um instrumento fácil de se conseguir, ainda mais quando falamos em empresas middle, que faturam de 24 a 800 milhões de reais por ano.

Para um banco permitir a SBLC o cliente precisará ter um bom perfil de crédito, além de um bom balanço auditado, um bom projeto e um bom contrato de transação comercial. Entretanto, não é impossível! 

Vamos nos aprofundar sobre A SBLC e entender como ela funciona!

  • Ela é um instrumento sofisticado e exige um perfil de crédito específico. Muitas pessoas tentam uma carta de crédito no Brasil com 20-30 milhões de dólares. Porém, quando é analisada a estrutura de capital da empresa e de contra garantias, ele nunca conseguirá obter a carta de crédito. Por isso, é indicado que seja buscado outras linhas de créditos.
  • Linhas de crédito com taxas boas: São diversas as variedades de taxas no mercado, que vai de 0,5 a 5% ao ano de maneira geral. 
  • Existem caminhos para a alavancagem financeira com base na SBLC, desde que seja de um banco top 25 e que tenha um bom lastro financeiro, além do cliente possuir um bom perfil de crédito e um projeto adequado.
  • A aprovação da emissão exige perfil específico. É preciso que, mesmo quando há interesses em base de ativos de terceiros, o cliente precisa ter ativos para colateralizar essa operação ou ter um perfil de crédito pujante para que a empresa que vai fazer a sessão deste instrumento financeiro o aceite.
  • Exige ativos bancarizados e possui custos de emissão;
  • Bancos top 25 são os mais aceitos, e alcançam melhores rendimentos: Eles são bancos muito mais aceitos em transações financeiras. Rendimento é o valor de face dos instrumentos versus o valor do crédito. Ou seja, quanto melhor o banco emissor, melhor o processo de monetização da SBLC.
  • Todo processo de analise ou emissão exige documento para análise;
  • Bit comfort letter do dono do ativo que vai lastrear a SBLC emitida do banco para o dono do ativo;
  • Verbiage: O texto da SBLC que será utilizada por esse banco emissor;
  • CIS do emissor e do cliente.
  • Pode ser monetizado em operações de commodities.

Se você tem dúvidas, ou quer saber mais informações sobre a SBLC, conheça nosso canal no Youtube ou fale com a gente! 

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × cinco =

Posts recomendados

Mercado de crédito enfrenta problemas?

Mercado de crédito enfrenta problemas?

Em meio a um cenário de exaltação no mercado de crédito, com números recordes de emissões de debêntures e outros instrumentos de dívida corporativa no primeiro trimestre de 2024, surge um indício preocupante: a festividade parece estar perdendo sua vitalidade.

CONTINUAR LENDO »

A Inteligência Comercial é a representante exclusiva da Savel Capital Partners no Brasil, para operações de crédito.

Savel Capital Partners é a única representante do Kennedy Funding Financial para o Brasil.

Savel capital partners