Saiba como atrair capital internacional para impulsionar negócios regionais

Conteúdo

Com o desenvolvimento da economia, os investimentos estrangeiros diretos geram cada vez mais relevância, pois representam o interesse na exploração de atividades produtivas em outro país. 

O capital estrangeiro é utilizado para ampliar e criar ativos econômicos. Isso vai desde a  presença comercial, fusão/aquisição de corporações, criação/expansão de plantas produtivas, entre outros tipos de projetos e investimentos. 

Empresários podem atrair capital internacional para impulsionar seus negócios regionais. Para isso, é preciso conhecer o aporte de capital internacional e aproveitar a oportunidade que o país proporciona de ter uma lei, que permite o ingresso de capital estrangeiro sem tributação.

Vamos exemplificar!

Imagina uma fábrica de cosméticos que deseja crescer, mas não possui capital para isso. Se o empreendedor tiver conhecimento sobre o processo de internacionalização, além dela conseguir crescer, todos os fornecedores também irão crescer por fornecerem a ela, outras empresas ficarão sabendo sobre esse processo e também utilizarão o mesmo mecanismo.

O Brasil e os aportes de capital estrangeiro

Por ser um país emergente, o Brasil  oferece oportunidades em diversos setores para investidores de muitos outros países e por isso, o capital estrangeiro em empresas brasileiras está sendo cada vez mais um assunto relevante para o cenário atual.

Mas, não foi sempre que o Brasil esteve nesse cenário de abertura e receptividade para que o capital estrangeiro fizesse parte do nosso mercado financeiro. 

Até meados dos anos 80, havia uma grande resistência com esse processo. 

A partir de 1987 o cenário começou a mudar, pois a situação econômica e política vinha gerando muita instabilidade e escassez de recursos.

O investimento de capital estrangeiro no Brasil é responsável por possibilitar que as empresas consigam expandir e alavancar suas atividades, além de ser uma grande fonte de rendimentos e produção de riqueza. 

Os recursos estrangeiros possuem muita relevância quando o retorno é reinvestido no Brasil. 

Isso gera cada vez mais oportunidades e a economia é impulsionada.

Como atrair capital estrangeiro?

Para que você consiga atrair capital estrangeiro, é preciso levar em consideração alguns pontos importantes. O principal deles é provar para o investidor que o seu negócio possui estabilidade e está em um desenvolvimento saudável.  

Dicas para para atrair capital estrangeiro: 

  • Entenda e avalie qual momento a empresa se encontra: Ela está saudável financeiramente? Como está o fluxo de caixa, a lucratividade do seu negócio? Você está em um bom momento para fazer esse aporte de capital sem se comprometer futuramente?
  • Saiba quais são seus pontos fortes e fracos: Saber responder isso na ‘ponta da lingua’ é muito importante. Conheça o seu negócio, saiba onde e quanto você pode investir. Entenda quais são as fortalezas que sustenam e podem elevar o seu negócio, mas também o que pode derrubá-lo, quais suas fraquezas e limitações. Se aprofunde nisso.
  • Identifique quais aspectos ainda requerem mudanças na organização: Seja na gestão, nas funções dos seus colaboradores ou em qualquer ponto que seja. Se existem pontos que precisam ser melhorados para que seu negócio evolua, foque neles. Arrume a casa antes de pensar em receber capital estrangeiro.
  • Saiba qual é a real necessidade e o objetivo de atrair o investimento estrangeiro: Nada adianta conseguir um aporte de capital se você não sabe para que esse dinheiro será usado. Aja com cautela e o principal, com certeza daquilo que você quer.
  • Tenha uma boa estratégia de expansão empresarial: Ter um bom planejamento de expansão é fundamental para que o seu negócio cresça. 
  • Conte com serviços de qualidade, segurança e profissionalismo: Faça um aporte de capital internacional com uma empresa que tenha know-how e credibilidade para te oferecer uma transação com segurança e tranquilidade. 

Como trazer o investimento para o Brasil 

Captar aporte de capital de investimento estrangeiro é, sem dúvida, uma grande conquista para qualquer negócio e se você quer saber mais, conte com a Inteligência Comercial! 

Eleve seu negócio a nível internacional! Fale com um de nossos especialistas

E se este conteúdo foi útil para você, não deixe de assinar a nossa newsletter e receber mais assuntos como este! 

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + doze =

Posts recomendados

A Inteligência Comercial é a representante exclusiva da Savel Capital Partners no Brasil, para operações de crédito.

Savel Capital Partners é a única representante do Kennedy Funding Financial para o Brasil.

Savel capital partners