O problema de alguns investimentos “verdes

Conteúdo

Um levantamento feito pela Reclaim Finance avaliou que 70% dos fundos passivos da Europa e dos EUA têm participação em empresas que estão expandindo projetos de combustíveis fósseis.

Dos 430 fundos passivos sustentáveis administrados por cinco grandes gestores de ativos na Europa e nos EUA, 70% “foram expostos a empresas que desenvolvem novos projetos de combustíveis fósseis”.

“A descoberta de que fundos “verdes” estão indiretamente ligados à indústria do petróleo levanta preocupações sobre a transparência e integridade dos investimentos sustentáveis”, sinaliza Luciano Bravo, Mentor de Crédito Internacional e CEO da Inteligência Comercial.

Os dados mostram que mais de dois terços desses fundos passivos estão contribuindo para o financiamento de projetos de combustíveis fósseis, levantando a discussão a respeito de formas e fontes econômicas mais sustentáveis e se realmente alguns negócios são “verdes”.

“O crédito internacional pode desempenhar um papel crucial ao oferecer financiamento para empresas que buscam adotar práticas mais sustentáveis. Com acesso a esse crédito, os empresários têm a oportunidade de investir em projetos de energia limpa e inovações tecnológicas que ajudem a reduzir as emissões de carbono e mitigar os impactos das mudanças climáticas”, explica Luciano.

Para Luciano, é possível direcionar até mesmo o crédito internacional para iniciativas verdadeiramente sustentáveis, e também impulsionar uma transição mais eficaz para uma economia de baixo carbono, ao mesmo tempo em que se evita o apoio inadvertido a setores prejudiciais ao meio ambiente. “Essa abordagem não apenas atende às demandas por investimentos mais éticos, mas também promove o desenvolvimento econômico sustentável em todo o mundo”, explica.

Em 2020, o relatório “Global Sustainable Investment Review” estimou que os investimentos sustentáveis alcançaram cerca de US $ 35,3 trilhões em ativos sob gestão globalmente.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 4 =

Posts recomendados

A Inteligência Comercial é a representante exclusiva da Savel Capital Partners no Brasil, para operações de crédito.

Savel Capital Partners é a única representante do Kennedy Funding Financial para o Brasil.

Savel capital partners