Conheça as alternativas dos bancos para as linhas de crédito empresarial

O empréstimo bancário possui um custo bem alto para algumas empresas e por isso, existem outras linhas de créditos que podem atender às necessidades e ser mais em conta.

Entretanto, é importante que você confira algumas dicas e pontos que precisam ser levados em consideração antes de escolher uma linha de crédito para o seu negócio. Vamos falar sobre cada uma delas.

Vamos falar um pouco mais sobre o crédito em instituições financeiras tradicionais e por quê ele pode não ser uma boa alternativa?

Antes de falarmos sobre as diversas opções de linhas de crédito empresarial, precisamos falar das desvantagens do empréstimo bancário. 

  • Altos custos: É alto o custo de um empréstimo porque o banco entende que ele precisa ter uma garantia, caso haja inadimplentes e, por isso, insere altas taxas de juros nas parcelas. Além dos juros, também são incluídas taxas de administração e comissões dos empréstimos, o que acaba tornando esse custo mais alto.
  • Risco de endividamento: Como os custos são altos, a probabilidade de você criar uma dívida também aumenta, afinal, basta atrasar uma parcela para ficar ainda mais difícil de pagar as outras e, isso pode virar uma ‘bola de neve’, colocando sua empresa em risco.
  • Processos burocráticos: São diversas as exigências para liberar um crédito (balanço patrimonial, contrato social, parecer de auditoria independente, balancete analítico), e vários outros documentos indispensáveis. Além disso, caso você precise de uma solução rápida, a análise de crédito demora dias e isso pode acabar te prejudicando.
  • Prazos curtos para pagamentos: Isso faz com que o empresário precise se desdobrar para arcar com os valores das parcelas e com os demais compromissos da empresa. O curto prazo de pagamento também é um fator que faz com que o valor das parcelas sejam mais altas. 

Levando em consideração todos esses pontos citados acima, o empréstimo, ao invés de ser uma solução para o seu negócio, pode ser um grande problema. 

Conheça as linhas de crédito empresarial mais atrativas

  1. Investimento Anjo: Os investidores-anjo são pessoas de sucesso nos negócios que desejam investir dinheiro em novos projetos, acreditando no crescimento do negócio para geração de lucros. Esse investidor não age sozinho, ele entra no negócio com uma participação minoritária na sociedade.
  2. Aceleradoras: Semelhante aos investidores-anjo, é uma empresa que busca investir em outras empresas, entrando na sociedade como sócias minoritárias, oferecendo não apenas dinheiro para o desenvolvimento do projeto, mas também orientação para melhorias na gestão e estruturação, além dos contatos com parceiros em potencial.
  3. Empréstimos Coletivos (Crowdfunding): O termo crowdfunding significa “financiamento coletivo”, ou popularmente, “vaquinha”. Esse acesso a um maior número de pessoas é possibilitado pelas plataformas online, que ligam projetos interessantes a pessoas com dinheiro disponível para doação. Já o peer-to-peer visa fornecer empréstimos para as empresas, através de uma plataforma online, tornando todo o processo menos burocrático e, por não ter a participação de instituições bancárias, as taxas de juros são menores.
  4. Sites de Empréstimo Pessoal: Esse tipo de crédito é possível por conta do grande desenvolvimento da internet, afinal, ele é oferecido por sites. Os bancos digitais oferecem empréstimos bastante competitivos se comparados aos empréstimos obtidos junto a instituições financeiras tradicionais.
  5. Aporte de capital internacional: Uma excelente opção para alavancar o crescimento de uma empresa é a busca por um aporte de capital internacional. Essa modalidade envolve obter valor de empresas de outros países para promover o crescimento do seu negócio.


Cuidados antes de escolher uma alternativa de crédito

Mesmo que essas alternativas de crédito apresentem condições melhores e mais acessíveis que um empréstimo, o planejamento continua sendo fundamental. Além disso, é importantíssimo conhecer bem as linhas de crédito que existem. 

Este artigo foi útil para você? Não deixe de assinar nossa newsletter e receber mais conteúdos como este! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.