Como captar investimento estrangeiro

Eleve seu negócio a nível internacional com o aporte de capital estrangeiro!  

Se você não sabe o que é o aporte e como ele pode alavancar seu negócio, continue a leitura deste artigo e saiba como captar esse investimento estrangeiro.  

Vamos entender o que é aporte de capital?

O aporte de capital é um dinheiro aplicado por um ou mais investidores em uma empresa. Esse investimento é feito para alavancar uma ideia de negócio ou expandir as atividades já existentes.

O objetivo dos investidores é aumentar suas rendas, além de diversificar suas carteiras. Em troca desse aporte de dinheiro, eles podem receber uma parcela dos lucros ou até uma participação societária da empresa. 

Se você quer alavancar o seu negócio, o aporte de capital internacional é indispensável. São diversas as opções de investimentos disponíveis no mercado. Porém, não são todas que podem atender suas necessidades, ou ser a melhor opção para você.

Mas, não se preocupe, vamos te dar algumas dicas simples que podem ajudar na hora de conseguir o aporte de um investidor de outro país.

Dicas para captar aporte de capital de investimento estrangeiro

  1. Se aprofunde sobre o seu negócio, mercado e cliente: Esse é o primeiro passo para conseguir captar um aporte de capital. É imprescindível que um empreendedor saiba quais são as necessidades e o valor do seu negócio, além de estar preparado para defender o projeto que vai apresentar para os investidores. Por isso é importante pesquisar e se manter atualizado para fortalecer a sua proposta.
  2. Tenha um plano de negócios: Quando falamos em aporte de capital, é fundamental que haja um bom plano de negócio envolvido.  Nesse documento informações como projeções, estratégias, propostas de valor, entre outros fatores precisam estar descritos detalhadamente. O plano de negócios é um guia para ambos os lados, tanto empreendedores quanto investidores, afinal, é através dessas informações que seu projeto será avaliado.
  3. Tenha um bom networking: Através de uma boa rede de relacionamentos, é possível conhecer pessoas e criar parcerias para o desenvolvimento de soluções inovadoras. Lembre-se, qualidade é melhor do que quantidade. Selecione bem seus contatos e ambientes em que você frequenta.
  4. Fique atento a rodadas de investimento e grupos de investidores: A fim de captar fundos para suas ideias de negócio, as rodadas de investimentos são compostas por investidores interessados em aplicar investimento estrangeiro em empresas nacionais. Esse investimento funciona da seguinte forma: cada rodada é composta por um ou vários fundos de investimentos que desejam injetar capital nas empresas, classificadas de acordo com o estágio de desenvolvimento:
  • Primeira rodada: Como diz o próprio nome, o foco é na primeira rodada. Nesse estágio, o objetivo é convencer o grupo de investidores de que as “contas fecham” e que o seu projeto tem perspectivas positivas de crescimento a longo prazo. Para isso, alguns dados são necessários;
  • Novas rodadas: A partir do crescimento dos negócios, novas rodadas de investimento precisam ser feitas. Esse é o principal indício de que a empresa está progredindo e assim, pode definir objetivos maiores. Um grande exemplo disso é o banco Nubank, que devido a uma nova rodada de investimento se tornou o maior banco digital do mundo.
  1. Aporte de capital internacional: Uma excelente opção para alavancar o crescimento de uma empresa é a busca por um aporte de capital internacional. Essa modalidade envolve obter valor de empresas de outros países para promover o crescimento do seu negócio.

Como trazer o investimento para o Brasil 

Captar aporte de capital de investimento estrangeiro é, sem dúvida, uma grande conquista para qualquer negócio e se você quer saber mais, conte com a Inteligência Comercial! 

Eleve seu negócio a nível internacional! Fale com um de nossos especialistas

E se este conteúdo foi útil para você, não deixe de assinar a nossa newsletter e receber mais assuntos como este! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.