Aporte de Capital Internacional: Como funciona a carta de crédito bancário

Conteúdo

Quando falamos em Aporte de Capital Internacional, muitas pessoas ainda possuem diversas dúvidas sobre o assunto e tudo que ele pode englobar. Uma delas é sobre a Stand By Letter of Credit, traduzindo, carta de crédito bancário.

Esse instrumento financeiro pode ser emitido por bancos do Brasil e também em qualquer lugar do mundo.

Esse assunto é muito importante para quem busca aportar crédito internacional para o  Brasil. 

A carta de crédito bancário é muito importante Conhecido como a segunda etapa do processo de aporte de capital internacional, o modelo  Corporate Finance. Antes de prosseguirmos, vamos entender mais sobre ela? 

Carta de crédito bancário

Para que a sua empresa possa realizar, de forma segura e ágil,as melhores negociações no mercado internacional, esta opção favorece ambas as partes envolvidas na transação e pode ser solicitada tanto pelo importador quanto pelo exportador, com intuito de garantir o cumprimento de contrato, seja no pagamento de uma mercadoria, na performance do exportador, entre outras obrigações contratuais.

Como funciona

A Inteligência Comercial, junto com o Advisor, são responsáveis por estruturar a SBLC no mundo. Para isso, você precisa injetar dinheiro no banco emissor, ativos imobiliários, pedras preciosas, títulos, desde que o emissor entenda que, caso o cliente não honre o compromisso do pagamento, o banco executará esse ativos para recompor seu caixa.

Uma vez que houve um contrato de cessão para emissão da SBLC, somente pessoas habilitadas e com know-how no sistema financeiro conseguem trabalhar para estruturar a aliança entre cliente,e banco e emissor; É uma negociação complexa que ecige um trablho de campo para que o banco emissor tenha conforto no cliente para  a emissão de da garantia bancária.

O banco é tão aguerrido na análise porque se o cliente não pagar, quem paga é o banco emissor. 

Uma vez que o contrato for firmado, imaginando que o cliente vai usar a SBLC em uma linha de crédito, o banco emite uma operação bank to bank, emitindo instruções via swift e recebe a SBLC e trave para que seja fornecido recurso ao cliente. 

Vantagens do SBLC:

  • Uma vez que ela está negociada, ela é válida no mundo todo, diferente de uma garantia imobiliária que somente alguns fundos internacionais aceitam ativos imobiliários no brasil;
  • As taxas de juros são menores e os prazos maiores; 
  • O cliente pode usar a SBLC para a aquisição de produtos. 

A estruturação financeira é extremamente necessária e tem como base uma ação tripartite entre o cliente, banco emissor e banco monetizador. 

A SBLC pode ser obtida através de uma join venture, que é uma empresa que precisa da SBLC, ela contacta uma empresa que tem lastro financeiro e capacidade de emissão, criando uma join venture específica para isso e com isso, a empresa que foi acordada com o cliente aciona seu banco emissor. 

Ou seja, ou cliente tem lastro  para suportar uma SBLC ou tem perfil para fazer uma join venture com uma empresa que tem esse lastro para a emissão do instrumento financeiro.

Se você quer acessar um SBLC fale conosco e saiba mais

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + seis =

Posts recomendados

Mercado de crédito enfrenta problemas?

Mercado de crédito enfrenta problemas?

Em meio a um cenário de exaltação no mercado de crédito, com números recordes de emissões de debêntures e outros instrumentos de dívida corporativa no primeiro trimestre de 2024, surge um indício preocupante: a festividade parece estar perdendo sua vitalidade.

CONTINUAR LENDO »

A Inteligência Comercial é a representante exclusiva da Savel Capital Partners no Brasil, para operações de crédito.

Savel Capital Partners é a única representante do Kennedy Funding Financial para o Brasil.

Savel capital partners