Advisor: Qual a sua importância para o aporte de capital?

Conteúdo

Quando falamos em mercado financeiro nos deparamos com uma figura muito importante, principalmente para o aporte de capital internacional. Essa figura é conhecida como Advisor, e sua função é intermediar o investimento de captação.

Se procuramos sobre o Advisor no Google, por exemplo, podemos observar que aparece ligado a área do investimento, ou seja, é quando existe um recurso que precisa ser investido, e ele atua para realizar esse processo. 

O Advisor que vamos trazer neste artigo é o de captação, que não é muito comum ser encontrado nos mecanismos de busca da internet.

O papel do Advisor de captação é conferir credibilidade ao cliente que precisa de capital, e também ele é uma peça fundamental no convencimento de fundos e bancos a investir ou dar o crédito ao cliente que demanda por essa necessidade.

A inteligência comercial participa de um Advisor multinacional (atua no Brasil, EUA, Inglaterra e em outros países da Europa), que possui abrangência global para o aporte de capital internacional. 

Você sabia que nas operações de capital internacional, 90% dos clientes nunca tomaram crédito a nível internacional? 

Isso quer dizer que  eles não existem no cenário internacional. Portanto, precisa-se de uma empresa com know-how comprovado, que seja referência nesse segmento para que fundos americanos e europeus possam dispor de créditos para clientes no Brasil.

Esse papel é desenvolvido com a máxima competência desde o início da análise até o deferimento do crédito 

Como o Advisor trabalha 

Advisor financeiro: Assistente especializado na captação do recurso. O Advisor opera multinacional, ou seja, ele opera entendendo a realidade do captador, do cliente que precisa do recurso e entende também a realidade do investidor, aquele que vai dar o recurso ao cliente. Ele opera em dois mundos, o da demanda e o da oferta. 

Ele tem um know-how comprovado junto a oferta. Aí nasce o principal papel do Advisor, que é a credibilidade. 

Com a credibilidade ele consegue ter os elementos chaves para convencer fundos e bancos ou até mesmo investidores privados a dispor do recurso para investir na demanda (cliente). 

O cliente está geralmente no Brasil, onde ele tem o seu projeto (sua demanda) e tem o seu mastro que vai se transformar em garantia. Elas podem ser recebíveis, stock options, garantias imobiliárias (próprias ou de terceiros), entre outros.

Fundos e bancos: Com a pandemia, a liquidez de bancos e fundos cresceu muito. Isso porque muito dinheiro ficou represado, principalmente na área internacional (EUA e Europa). 

Serviços para a obtenção de crédito internacional

  • Business plan;
  • Suporte jurídico;
  • Analise de risco;
  • Serviço Contábil.

Pode-se concluir que, o Advisor é a ponte que interliga os fundos e bancos com o cliente. É por isso que precisamos do Advisor quando o assunto é aporte de capital internacional. 

Esse serviço economiza dezenas e centenas de horas de trabalho que um cliente teria ao se deslocar aos países onde estão esses bancos e fundos e trabalhar para que essa credibilidade aconteça, a fim de que o banco ou fundo possa emprestar.

Pontos importantes que unem cliente e fundo ou banco

Credibilidade: Se pensarmos partindo do zero, qualquer cliente levaria 3 anos para convencer um fundo ou banco de disponibilizar dinheiro, ainda mais quando ele não é um cliente internacionalizado. O Advisor faz isso em 30 dias, isso por conta da credibilidade. 

Know-how: Importantíssimo, pois quer dizer que ele tem experiência comprovada, prática e teórica.

Imparcialidade: Fator importantes do Advisor, pois ele analisa e mitiga riscos do lado do cliente e também do fundo ou banco, para que ambos possam se conectar e fazer com o crédito chegue até o cliente. 

O Brasil não possui essa figura contínua do uso do Advisor, (isso porque o mercado de capitais do país na parte de captação ainda é tímido). Porém, nos EUA e Europa, o Advisor está e é muito presente nas operações, onde os mercados de capitais são muito fortes. 

O Advisor precisa ser entendido como uma empresa especializada que transfere essa credibilidade e trabalha incessantemente para que o cliente tenha o seu crédito. 

Aporte de capital internacional na Inteligência Comercial

A Inteligência Comercial conta com um time experiente em capitais estrangeiros que vão te auxiliar do início ao fim de todo o processo do aporte de capital. Além disso, oferecemos os seguintes serviços: 

  • Internacionalização de empresas para processos de ACI;
  • Consultoria para estruturação de projetos (metodologia CODI);
  • Constituição de instrumentos financeiros (SBLC ou Bonds);
  • Estruturação de garantias bancárias e imobiliárias para ACI;
  • Serviços especializados na área financeira. 

E se você se interessou e quer saber sobre o aporte de crédito internacional entre em contato conosco!

Gostou deste conteúdo? Assine a nossa newsletter, fique por dentro do blog da Inteligência Comercial e transforme o seu negócio! 

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + seis =

Posts recomendados

A Inteligência Comercial é a representante exclusiva da Savel Capital Partners no Brasil, para operações de crédito.

Savel Capital Partners é a única representante do Kennedy Funding Financial para o Brasil.

Savel capital partners